3 Dicas de Como Tornar Remoto o Processo de Selecionar Talentos?

Muitos profissionais de RH seguem com o desafio de contratar em meio ao momento de isolamento social. Mas como identificar talentos sem o “olho no olho” que você tinha no presencial?

Nossa intenção é apenas trazer algumas dicas e informações que possam te inspirar nesse processo de mudança que já é um “novo normal”. Acreditamos que muitas ações já estavam sendo feitas por algumas empresas, mas outras ainda estavam bem resistentes ao processo de transformação digital nos seus processos de RH.

DICA 1: Transmissão da cultura:
Precisamos encontrar novas maneiras de fazer com que as principais características da nossa cultura consigam ser transmitidas. Você pode melhorar a página de carreira da sua empresa, inserindo conteúdos e vídeos que façam o candidato sentir um pouco de como é trabalhar na sua empresa.

DICA 2: Entrevistas online:
Utilizar ferramentas de reuniões ou videochamada de preferência que o candidato acesse direto com um link, sem ter que realizar nenhum tipo de cadastro, facilita bastante. Também não esqueça de utilizar-se de bastante empatia e leveza na comunicação através das mensagens, pois isso demonstra muito sobre a sua marca empregadora.

DICA 3: Testes e casos on online:
Se você costuma realizar avaliações técnicas e comportamentais, você pode fazer isso virtualmente também. E nem precisa ter um sistema de RH! Pode usar as próprias ferramentas da Google, como o google forms para isso. Essa é uma prática que você poderá manter inclusive quando acabar após o fim desta pandemia.

DICA EXTRA: Empatia e leveza:
Sabemos que o emocional das pessoas está abalando com tantos dias em isolamento. Imagine-se no lugar do candidato buscando trabalho em uma época dessas? Tudo conta muito! A forma que você se comunica ao telefone, por mensagem, suas expressões nas videochamadas, o retorno negativo que você dá ou deixa de dar, podem ser feitas de forma leve e empática. Nada de julgar porque ouviu barulho de criança, cachorro, internet não é como a sua…tenta entender o momento e seja leve. Afinal, estamos buscando humanos e não máquinas, não é mesmo?!

O grande desafio para qualquer mudança começa no mindset dos profissionais de RH. Buscar novas formas de entregar valor para os clientes e parceiros deve ser prioridade em tempos de incertezas onde a agilidade será uma grande aliada.

Samara Milério

Samara Milério

Samara Milério é sócia-diretora da Impulsionarh, Psicóloga, Mestre em Administração, professora do cursos de Administração e Recursos Humanos na UNIFOR.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *