7 Prioridades para Impulsionar a Sua Liderança Diante do Caos

O Impulso diante do caos!

A crise é um fato, e atitude diante dos fatos é fundamental!

Conhecimento sempre foi um fator de poder na construção de cenários e estratégias para o crescimento dos mercados e melhoria da qualidade de vida da humanidade.

Vou aqui, citar Bill Gates, que fez um pronunciamento em 2015, que pode ser visto no Youtube, fazendo um alerta quase como um vidente. Ele expos de forma consistente e analítica, através de estudos e dados, um alerta as sobre futuras epidemias, pontuando o quão desastrosos seria e comprovou a importância da construção de saneamento básico eficaz em todas as regiões no mundo, até mesmo nas áreas mais remotas, para minimizar os impactos de futuras epidemias, que hoje estamos drasticamente vivendo.

Ele salientou sobre a importância do aprendizado com as epidemia passadas como Ebola, e que deveríamos ter políticas públicas mais eficazes de forma urgente. Isso fazem 5 anos, e como nada foi feito! A conta chegou, com altos juros e impactando o mundo inteiro.

E agora precisamos nos reinventar rapidamente, e dar um novo impulso rumo ao volátil, incerto, complexo e ambíguo(VUCA), e o posicionamento do líder será decisivo diante dos inúmeros desafios que se descortinam.

Nunca o líder precisou tanto cuidar das pessoas, entender as ansiedades, medos e aflições e se posicionar de forma serena e sábia, compreendendo o que será essencial no seu segmento de negócio, e com tanta incerteza, irá precisar muito da equipe para juntos compreender o que será essencial, agora.

Cuidar das pessoas nesse momento, é estar próximo de coração, mente e alma, obedecendo essa ordem, de coração é a sua verdadeira vontade de contribuir com cada um, de forma empática, e com a mente trazendo a objetividade na construção das ações que possam efetivamente agregar valor. E com a alma , ser capaz de criar uma unidade humana e divina, algo que acesse nossa centelha divina que carregamos e que gera a auto confiança necessária para a ação.

O líder na Zona do Impulso

Como liderar no atual contexto? Como sistematizar as rotinas? Como acompanhar a execução da equipe de forma remota? Como alcançar os resultados diante de tantos desafios?

O líder precisa de uma equipe engajada, e para tal precisa compreender muito bem, mais do que nunca, quais as prioridades, que com certeza deram uma reviravolta. Elaboramos um checklist para contribuir com uma liderança que possa impulsionar sua equipe, frente a tantos desafios e incertezas:

  1. Estar disponível para ouvir e flexível para mudar rumos.
  2. Clareza das prioridades
  3. Fornecer e provocar a busca de informações, dados, fatos e possíveis mudanças que possam impactar no negócio de forma rápida para proporcionar uma mínima segurança para a equipe.
  4. Criar o padrão de trabalho remoto – estabelecer horários, períodos das reuniões, treinamentos remotos e etc.
  5. Clareza dos papéis – qual será a demanda de cada um, para que não aja retrabalhos e seja bem aproveitado os conhecimentos e as habilidades de cada membro da equipe.
  6. Alinhamento das expectativas – deixe bem claro o que espera de cada demanda e projeto e qual impacto de cada demanda no resultado final.
  7. Formas de acompanhamento dos resultados – Como será acompanhado o resultado, veja se consegue colocar numa plataforma que possa ser visualizada por todos os envolvidos, ex: TRELLO ou outro aplicativo de acompanhamento de projetos, que poderá ser adaptado para gerar organização.

Acionar o novos formas de lidar com uma nova e incerta situação é fundamental para extrair o melhor de todos. Experimente um novo impulso!

Ana Cláudia Milério Aguiar

Ana Cláudia Milério Aguiar

Ana Cláudia M Aguiar é graduada em Ciências Contábeis, MBA gestão de negócios e formação em Coaching Integrado - Nível Sênior, sócia diretora da Impulsionarh - Desenvolvimento Humano, atua em diversas empresas na coordeanção de programas de desenvolvimento de lideranças e pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *