Gamificação em Treinamentos: Um Modelo Inovador e Dinâmico Para Atingir Resultados

Com os avanços tecnológicos e as mudanças da sociedade, é cada vez mais difícil prender a atenção do colaborador durante um treinamento, ainda mais se for no modelo tradicional em uma sala de aula. Muitas vezes, o instrutor tem um adversário de peso, que é o celular. Então torna-se um desafio obter o foco dos espectadores e, para isso, estão sendo usadas ferramentas para engajar os colaboradores a participarem ativamente desses processos de aprendizagem.

Uma dessas ferramentas é a gamificação, que se caracteriza pelo uso de técnicas de jogos visando o desenvolvimento e o aprendizado dos participantes com dinamismo e inovação. Esse conceito surgiu no início dos anos 2000 e vem do termo em inglês gamification, criado pelo programador Nick Pelling. Através dos games é possível promover um ambiente de motivação, de engajamento e de conhecimento. De forma lúdica, os colaboradores vão experienciar situações construídas em um contexto específico, possibilitando posteriormente a discussão e a reflexão.

As aplicações dos jogos variam, podendo ser online ou vivencial, em um espaço fechado ou ao ar livre. O formato do game deve ser pensado de acordo com o objetivo a ser alcançado, portanto é importante fazer esse alinhamento durante o planejamento. Vale ressaltar, também, que a gamificação não é um fim, mas um meio para chegar a um determinado resultado. Ao aplicar a gamificação na sua empresa, você deve ter objetivos claros, para que o sentido não se perca durante a execução e o processamento do jogo. Os games podem ser competitivos ou cooperativos, vai depender da sua finalidade.

Para criar uma gamificação, é importante ter um momento de ideação, ou seja, formar ideias e conceitos visando um contexto específico, lembrando-se do objetivo que o jogo pretende atingir. Em seguida, vem a construção do game, que é o momento de pensar na estrutura e nos elementos para, então, vir o momento da testagem e da execução. Brian Burke, autor do livro “Gamificar”, relata que os elementos-chave para a gamificação são:

  1. Mecânicas do jogo: descrever os elementos a serem utilizados, como a pontuação, as medalhas, o ranking, dentre outros.
  2. Design da experiência: elaborar a jornada dos participantes durante o jogo.
  3. Engajamento: é uma forma de engajar os colaboradores de outras formas, principalmente utilizando ferramenta digitais como celulares, computadores e outros dispositivos.
  4. Motivação: o objetivo da gamificação é mudar comportamentos, desenvolver competências e direcionar à inovação.
  5. Atingimento de objetivos: a gamificação faz com que os colaboradores visualizem a possibilidade de atingir seus próprios resultados.

Além dos pontos anteriores, é fundamental atentar-se aos itens a seguir para que a gamificação seja bem estruturada:

– Storytelling: é importante que o jogo tenha um contexto, uma história para envolver os participantes, criando uma imersão.

– Regras claras: os participantes precisam entender quais as regras do game, pois, caso não sejam explicadas de forma inteligível, os colaboradores podem não comprar totalmente a ideia do jogo.

– Pontuação e recompensas: para energizar e instigar os colaboradores, um sistema de pontos e de gratificações vai motivá-los ainda mais.

– Resultados e ranqueamento: a fim de garantir a competitividade e o envolvimento dos participantes, os resultados do game devem ser compartilhados, seja durante o jogo ou ao final.

– Público-alvo: identifique as principais características do público que irá participar da gamificação para que o design do game seja criado pensando nos atributos do jogador.

 

O perfil dos colaboradores vem mudando, novas gerações estão assumindo posições de trabalho e o RH precisa estar preparado para engajar essas pessoas. Com inovação, dinamismo e cooperação, a gamificação vem para auxiliar no processo de aprendizagem, transformando o modelo tradicional de ensino em um modelo moderno de se atingir resultados.

Guilherme Alencar

Guilherme Alencar

Guilherme de Alencar faz parte do time de
consultores da Impulsionarh. Formado em Administração e com MBA em Gestão e
Consultoria de Recursos Humanos, Guilherme desenvolve produtos e serviços
voltados para RHs que desejam obter uma atuação mais assertiva e estratégica.