O Desafio do RH – Desenvolver Líderes?!

Vivenciando a realidade de muitos RHs de diversos segmentos é unanime a opinião sobre o quão é desafiador construir programas e ações para proporcionar o desenvolvimento das lideranças nas organizações.

 

Pesquisa realizada em agosto de 2018 pela ABTD – Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento, sobre a média de horas em T&D nas organizações brasileiras, trouxe uma informação interessante de 21 horas de treinamento anual por colaborador e 51% do investimento em T&D tem como foco as lideranças.

 

Portanto, é mais efetivo, desenvolver as líderanças para alcançar equipes e consequentemente, melhores e maiores resultados para o negócio. Como o RH tem se posicionado diante dessa realidade?

 

Interlocução do RH e Alta Gestão.

 

A interlocução positiva dos RHs junto a alta gestão depende da construção de uma coerência na equação entre o investimento e o valor agregado. Os RHs buscam programas que possam trazer um efetivo resultado para líderes e organizações, mas esquecem de construir um indicador de sucesso para os programas de líderes, deixando assim os resultados para o âmbito subjetivo, que não mensura o valor que a alta gestão espera do investimento, fator importante de alerta aos RHs.

 

Como funciona um programa de líderes efetivo?

 

Um efetivo programa de desenvolvimento de lideranças deve iniciar pelo diagnóstico, buscando um referencial numérico, ou seja, a nota da liderança no atual contexto, de forma a construir o indicador de sucesso em relação ao resultado esperado do programa.


O diagnóstico é realizado através de Assessments que contemplam aspectos de desempenho da liderança e aspectos individuais dos líderes, gerando o autoconhecimento necessário para ampliar a percepção dos líderes sobre seus pontos fortes e seus pontos a desenvolver. Assim os líderes terão mais subsídios para construir um plano de desenvolvimento individual consistente e confiável.

 

Após a etapa de diagnóstico da liderança, se faz necessário proporcionar momentos de interação em grupo com conteúdos relevantes de ampliação do conhecimento sobre os comportamentos eficazes de liderança, através dos Workshops comportamentais, trazendo temas recorrentes e fundamentais de forma que promova um aprendizado ativo, uma provocação positiva, sobre as ações a serem implementadas junto a equipe, e que possam impactar no alcance dos resultados.

 

O líder é desafiado e provocado a agir o tempo todo, e seu programa de desenvolvimento deve seguir essa linha de raciocínio, proporcionando experiências ativas, através de jogos experienciais, os Skills Games, momentos de muita ação e interação, que mostram a importância das competências para alcançar os resultados com a equipe. Etapa imbatível de envolvimento genuíno!

 

A Importância do acompanhamento para consolidar o programa de líderes.

 

Sabemos o quão é desafiador mudar comportamento, e diante dessa premissa, se faz necessário consolidar os acompanhamentos de desenvolvimento, através de estratégias que tenham a símilariedade com os perfis dos líderes, proporcionando o suporte necessário ao upgrade comportamental da liderança. Um excelente exemplo dessa etapa, é o Coaching de liderança ou acompanhamentos sistemáticos.

 

A construção desse modelo perpassa por uma compreensão da cultura da empresa, calibrando assim os aspectos determinantes de envolvimento e integração dos lideres com os programas de desenvolvimento.

 

Diante dos complexos desafios que os RHs enfrentam no novo cenário que se descortina, onde precisam dar respostas rápidas as inúmeras demandas de transformação do emprego, das novas tecnologias, do novo cenário econômico, se faz necessário firmar parcerias para inovar as estratégias de desenvolver líderes nas empresa.

 

Nós da Impulsionarh, conhecendo de perto essa realidade dos RHs, desenvolvemos o Impulsionarh Lideranças – que tem como proposta, identificar e desenvolver competências de liderança que agreguem contribuições positivas para organizações frente as novas exigências.

 

Conte conosco e conheça nossa proposta de transformação – Impulsionarh Lideranças! Fica aqui meu especial convite!

 

Se este artigo foi importante para você, compartilhe!

Ana Cláudia Milério Aguiar

Ana Cláudia Milério Aguiar

Ana Cláudia M Aguiar é graduada em Ciências Contábeis, MBA gestão de negócios e formação em Coaching Integrado - Nível Sênior, sócia diretora da Impulsionarh - Desenvolvimento Humano, atua em diversas empresas na coordeanção de programas de desenvolvimento de lideranças e pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *