RH: Você é Parceiro da Tecnologia?

A Transformação Digital é um processo onde as empresas incorporam o uso da tecnologia para otimizar processos e alcançar melhores resultados. Este movimento tem dado à tecnologia um papel muito importante e vem exigindo que as empresas passem a integrar o digital em todos os seus processos. O propósito de toda essa mudança é um só: conseguir entregar maior valor para o cliente, seja ele externo ou interno.

 

E, se essa mudança tem ocorrido em tantas áreas, porquê não, também na área de RH? Se as pessoas estão cada vez mais conectadas ao mundo digital através de seus smartphones, a área de RH também precisa reavaliar a jornada do colaborador dentro da empresa, pensando em como poderá ampliar sua entrega de valor.

 

Acreditamos que o RH pode agregar mais valor ao negócio quando exerce um trabalho mais consultivo e menos operacional. Líderes necessitam cada vez mais de orientação e consultoria acerca de como poderão gerir da melhor forma seus times. No entanto, quando a área de RH possui processos ainda muito manuais ou até como podemos dizer “braçais”, fica difícil exercer esse papel tão importante no negócio.

 

Para tornar sua área de RH mais valorizada, você, profissional de RH, necessita estar aberto a um mindset digital. Essa nova forma de pensar envolve que você reflita sobre os processos que demandam mais tempo e não agregam resultado imediato. Pensar que processos podem ser automatizados, digitalizados com apoio da tecnologia, deixando você com tempo livre para fazer o que trará mais crescimento para as pessoas na empresa.

 

Essa mudança para um mindset digital tornará o profissional de RH mais estratégico, com velocidade de decisão e ação proporcionado através de rápidas análises de dados obtidas a partir de ferramentas de people analytics. Essa transição exigirá de nós, profissionais de RH, o desapego de atividades focadas no processo para poder olhar para o futuro, para as pessoas e para os processos de inovação. O profissional que conseguir adotar práticas que estejam mais conectadas com as lideranças, com as pessoas, com a disseminação e fortalecimento da cultura, tornará a área de RH verdadeira protagonista no crescimento da empresa.

 

Compartilhamos com você, algumas ações que podem ser adotadas pelos profissionais de RH que desejam trazer a Transformação Digital para perto tornando sua atuação mais estratégica.

 

 

 

1. Análise e automatização de processos

 

É importante que o profissional de RH realize uma análise de seus processos, verificando o tempo utilizado e como ele poderia ser minimizado, gerando maior eficiência. Pesquisar sistemas e ferramentas que possam automatizar rotinas
burocráticas e operacionais dando velocidade em cada processo de RH. Um exemplo que podemos citar são as ferramentas de recrutamento e seleção inteligentes, que atuam desde a captação de candidatos através das páginas do “trabalhe conosco” do site da empresa até a aplicação de testes online. Essa automatização do processo de recrutamento e seleção, sem dúvida, trará uma enorme otimização do tempo da equipe de RH. Para cada processo de RH, temos hoje uma infinidade de sistemas e ferramentas tecnológicas para otimizar processos que vão desde recrutamento e seleção, pesquisa de clima e engajamento, avaliação de desempenho até plataformas de ensino e treinamento. Pesquise no mercado e veja qual ferramenta trará maior otimização do seu tempo.

 

2. People Analytics e Indicadores

 

 

A automatização de processos e a análise de dados acerca de pessoas (People Analytics) proporcionam para a área de RH informações muito precisas que permitem uma contribuição efetiva para realizar um excelente trabalho consultivo interno. Avaliar dados e informações sobre as pessoas em busca de otimizações traz vantagens diversas, sendo a mais evidente a retenção de talentos na empresa. O uso adequado das informações dá embasamento a tomadas de decisão importantes sobre pessoas e torna também as considerações da área de RH mais valorizadas.

 

3. Preparar profissionais para atuarem como Business Partner

 

Com mais tempo e informações mais precisas obtidas através da tecnologia, finalmente o profissional de RH está pronto e
livre para fazer o papel de Business Partner. Mas quem é o Business Partner? Esse conceito criado por Dave Ulrich (1990) está relacionado ao papel do RH como um parceiro estratégico do negócio. Envolve um profissional com uma visão
generalista, mas acima de tudo, que possui uma visão de consultoria interna capaz de pensar como poderá agregar valor aos resultados de cada área do negócio.

 

Segue a sequência: automatiza, digitaliza seus processos; cria dados analíticos que embasarão suas considerações; e, por último, adota ações e leva tudo isso para contribuir com cada liderança/área da empresa. Com tantas inovações e melhorias que a tecnologia nos traz, que tal agregá-las na sua área para valorizar e colocar em evidência a contribuição que o RH pode trazer ao negócio e às lideranças?

 

Gostou das dicas? Então compartilha com aquele colega que quer valorizar a área de RH e sua atuação dentro da empresa!

Samara Milério

Samara Milério

Samara Milério é sócia-diretora da Impulsionarh, Psicóloga, Mestre em Administração, professora do cursos de Administração e Recursos Humanos na UNIFOR.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *