Como trazer a cultura inovadora para a gestão de pessoas dentro das empresas?
A transformação digital impactando o mindset do RH.
Mindset é um termo que está sendo bem difundido no meio organizacional, especialmente por ser um ambiente onde se há investimento no desenvolvimento de pessoas, que não poderia acontecer sem o alinhamento de mentalidade.
O momento presente que estamos vivendo está estabelecendo uma nova proposta global de mentalidade orientada para o sucesso, conhecido como mindset digital.
Neste artigo nós vamos explicar o que é esta nova onda de atualização e como o departamento de Rh pode puxar a mudança para gerar transformações dentro da organização.
O que é o mindset digital?
Antes de estabelecer o que é o mindset digital, nós precisamos entender do que se trata o mindset digital, o antecessor deste novo modelo de mentalidade.
Toda a nossa sociedade como a conhecemos hoje é um resultado da cultura estabelecida na era industrial, onde a revolução do pensamento foi orientada para um modelo de escala e lógica linear.
Neste modelo o pensamento e a organização social se adequaram ao conceito de linha de produção, onde você segue uma estrutura hierárquica fixada, cada pessoa tem suas tarefas e responsabilidades, e o foco está em administrar apenas o seu espaço e contexto, e a sua escada de crescimento segue por uma lógica igualmente linear.
É um modelo que acabou abraçado não apenas pelo meio empresarial ou industrial, mas também se vê refletido, por exemplo, nas metodologias de ensino, onde existe uma estrutura e hierarquia a ser seguida, e etapas para ser cumpridas que o validão ou não para uma segunda fase.
A transformação que a era digital nos propõe está justamente na mudança de dinâmica, pois o pensamento está se transformando em um raciocínio de rede, dividido em variáveis e pensamentos diferentes que convergem para uma solução mais holística.
É um momento de reforma de mentalidade que precisamos nos preparar, pois já temos muitas iniciativas de empresas que nascem neste modelo de atuação digital, como as start-ups, onde a capilaridade da tecnologia é um mindset base que guia as ações das pessoas.
Os cargos e tarefas não são necessariamente definitivos, e a responsabilidade de geração de resultados e avanço é compartilhada.
Essa mudança de mindset tenderá a dissolver modelos de gestão engessados, mostrando que os resultados podem acontecer por caminhos difusos e por iniciativas interdisciplinares, que convergem para resultados mais rápidos ou completos.
Mindset Digital no RH
O RH é o local da empresa que precisará demonstrar força motriz em introduzir este mindset de transformação nas empresas, especialmente porque já está recebendo pessoas que naturalmente estão mais familiarizadas com este modelo mental modernista.
Um exemplo de situação com a qual o RH precisará se preocupar será a retenção de talentos, onde o mesmo precisará se orientar para diferentes mindsets.
Os jovens de hoje chegam com uma bagagem extensa de informações, e buscam desafios que acompanhem o seu ritmo, podendo trabalhar em empresas de gestão tradicional, bem como em Start-ups, onde a dinâmica de negócios e de trabalho segue um padrão de foco em resultado global e descentralização de poder.
Os jovens ainda têm acesso a escolhas como o caminho de fundar uma start-up através de uma iniciativa empreendedora ou mesmo trabalhar com um foco de gestão de projetos, atuando de forma multidisciplinar no modelo de consultoria.
A inserção deste tipo de perfil vai começar a gerar demandas de descentralização de atuação, com mais interação e feedbacks entre departamentos, e questionamentos em ordem de visão global do negócio.
Rapidamente perceberemos que o terreno que não esteja fértil para este tipo de perfil, com desafios que incorporem este mindset global vai perder espaço e capacidade de absorver potenciais talentos.
Conceitos e orientações principais para o RH se atualizar nas transformações digitais
Como podemos perceber, uma mudança de valores de mentalidade tenderá a tomar conta do novo modelo de gestão humana que precisará ser praticada nos novos tempos.
Hoje o setor de RH precisa colocar atenção em energia nos parâmetros principais deste novo modelo, que são a velocidade, a inovação, a colaboração e a criatividade.
Tomar a frente desta mudança de dinâmica vai representar um RH que se preocupa em trabalhar e orientar as lideranças para exercitar o olhar global sobre os negócios.
Muito brevemente vamos presenciar RH’s que estarão mais preocupados com seu impacto global no negócio.
Veremos vendedores estarão preocupados não apenas em vendas, mas também com produção, logística e financeiro. Presenciaremos uma contabilidade mais conectada com processos de melhoria na gestão de estoques e transações que envolvam moedas estrangeiras.
O foco está em trazer o RH para essa transformação de visão, e adaptar as pessoas e os processos para este modelo de mentalidade elaborado para tornar os profissionais mais responsáveis e antenados, e os negócios mais diversificados e preparados para este bravo novo mundo.